O que é proteção veicular?

O que é proteção veicular?

Em um contexto não apenas nacional, como também global, a situação econômica está há anos passando por um processo crescente de crise que aparenta ainda não ter chegado ao seu ápice. Um período tão prolongado de instabilidade financeira tem exigido a reinvenção de diversos setores da sociedade e, em um nível mais individual, feito as pessoas buscarem formas alternativas e acessíveis de investir e de proteger o patrimônio que conquistaram.

O automóvel é um dos principais bens de grande parte das famílias com poder aquisitivo de médio a baixo, sendo, na maioria das vezes, um elemento fundamental para o sustento, autonomia e viabilização da rotina familiar. Por outro lado, o aumento da frota de automóveis e a ascensão da violência - ocasionada pela crise econômica e pela deficiência na segurança pública - contribuiu para o aumento nos índices tanto de acidentes no trânsito quanto de roubos e furtos a automóveis.

A junção de todos esses fatores faz com que os tradicionais seguros automotivos fiquem ainda mais inacessíveis ao cidadão médio, uma vez que índices de segurança pública e de acidentes no trânsito influenciam nos valores dos planos.

Quem possui no seu automóvel uma fonte de renda e de autonomia familiar, não pode se dar ao luxo de contar apenas com a sorte para proteger a integridade desse bem tão importante. Empresas de seguro, por sua vez, aumentam cada vez mais as burocracias e impõem condições cada vez mais restritivas de crédito para atender novos segurados.

Nesse contexto de reinvenção econômica, de crescimento do terceiro setor e da solidariedade mútua como estratégia para enfrentar a crise, é que surgem as associações de proteção veicular, oferecendo segurança por preços muito mais acessíveis e condições menos restritivas. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

O que é proteção veicular e como funciona?

A proteção veicular surge como uma opção associativista para reunir interessados em um objetivo em comum, neste caso, a proteção de um automóvel. Na prática, funciona como um grande grupo de pessoas que dividem entre si os custos relativos à proteção do veículo de cada associado em uma espécie organizada e sistematizada de rateio.

Dessa forma, a proteção veicular é gerida por uma associação - que, por definição legal, não possui fins lucrativos, diferente das empresas de seguro - que administra um fundo construído através da mensalidade dos seus associados e o utiliza a favor dos mesmos, oferecendo cobertura pré-estabelecida e regularizada através de contrato.

Quanto maior o número de associados, menores serão os custos das mensalidades e melhores serão as condições para oferecer uma cobertura completa e disponibilizar uma equipe capacitada para resolver todos as atividades administrativas e relativas a sinistros. Como um modelo de rateio, as mensalidades podem sofrer aumentos em meses em que a quantidade de sinistros extrapolarem as estimativas e o montante do fundo.

Em suma, a proteção veicular é uma opção mais barata, muito menos burocrática e baseada na solidariedade e em uma rede de apoio mútuo para que todos possam garantir ao seu automóvel segurança e proteção.

Que tipo de cobertura é oferecida?

A cobertura oferecida pelas maiores associações de proteção veicular, em muito se assemelha às oferecidas pelos pelas seguradoras, com a diferença de que nas associações não existem apólices nem análises de perfil do usuário como forma de precificação e a responsabilidade pelos veículos é dividida por todos os associados.

As associações mais bem estruturadas costumam oferecer uma série de serviços 24h como serviço de chaveiro, guincho, borracharia, carro reserva, transporte e hospedagem em caso de contratempos durante uma viagem.

Além disso, também estão presentes dentre os benefícios a cobertura de danos contra terceiros, proteção contra furtos, roubos e colisões e até suporte em casos de falhas mecânicas, elétricas ou falta de combustível. A extensão da cobertura, os valores das cotas e o detalhamento sobre as condições de uso podem variar entre diferentes redes de benefícios, o que torna essencial o maior nível possível de esclarecimento das condições contratuais.

Esperamos ter respondido as principais dúvidas sobre proteção veicular. Se tiver interesse em fazer parte de uma rede de benefícios mútuos, lembre-se de verificar a credibilidade da associação no mercado e consultar outros usuários. É muito importante também se assegurar de que trata-se de uma organização cadastrada nos órgãos reguladores devidos.

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter logo abaixo para receber mais novidades e informações como essa!

Cadastre para receber novidades

loading...