5 dicas para manter o seu carro mais seguro

5 dicas para manter o seu carro mais seguro

Ser proprietário de um veículo é uma responsabilidade e tanto, é um compromisso que se assume com o seu patrimônio, com a própria segurança e das pessoas da sua família e também com o trânsito e todos os outros elementos que dele fazem parte.

Garantir a segurança das pessoas e a integridade do veículo é fundamental para que algo que existe para facilitar a sua vida não se torne motivo de preocupação, prejuízo ou tristeza. Quando falamos em segurança, em uma concepção mais ampla, falamos desde os cuidados de manutenção, hábitos de direção, precauções contra roubos, furtos e batidas e outras medidas preventivas que possam proteger você e o seu veículo de uma série de imprevistos.

Para deixar o seu veículo mais seguro não é necessário assumir gastos exorbitantes, afinal, medidas preventivas são sempre muito mais baratas e planejáveis do que surpresas e emergências.

Acompanhe agora as nossas 5 dicas de como manter o seu carro mais seguro e veja como é muito mais simples prevenir do que remediar.

1 - Cuide sempre da manutenção do carro

Essa é uma regra das mais básicas. Muita gente pode se perguntar: o que manutenção do veículo tem necessariamente a ver com a segurança? Tudo, afinal, a parte mecânica do seu carro, o freio, o motor, os ajustes de cada componente, interferem diretamente na forma como você dirige, e podem causar ou evitar um acidente.

É importante fazer as revisões na periodicidade indicada pela fabricante do veículo. Isso, além de garantir que as peças que precisam serão trocadas no tempo certo, ainda sustenta o valor de revenda do seu carro por mais tempo, afinal o mercado sabe que carro com revisões em dia têm muito mais chance de estar em perfeito funcionamento.

Além das revisões tabeladas, é importante estar sempre atento ao líquido de refrigeração do motor, ao nível de óleo do motor e, principalmente, ficar de olho em todos os elementos do sistema de freios, principalmente os fluídos, as pastilhas, os discos e a constante atenção sobre a eficiência do sistema.

2 - Fique atento aos elementos de estabilidade

Um carro é um conjunto de elementos que se completam para oferecer ao condutor a melhor experiência possível. Dentre estes elementos, existem alguns que estão diretamente relacionados à estabilidade do veículo no chão. Rodas, pneus, direção e amortecimento são alguns destes elementos que podem fazer toda diferença na prevenção de acidentes.

Começando do contato direto com o chão, procure utilizar sempre pneus de qualidade e respeitar o limite de desgaste deles, não transitando com pneus carecas, principalmente em estradas e situações adversas. Existem pneus específicos para cada tipo de estrada e pra cada tipo de motorista, procure se informar e escolher pneus que estejam alinhados com o seu estilo de vida e direção.

O alinhamento e o balanceamento são manutenções de primeira importância no que diz respeito à estabilidade do carro. Enquanto o alinhamento corrige o ângulo das rodas, deixando-as alinhadas com o chão e entre si, o balanceamento ajusta o equilíbrio de peso entre roda e pneu, contribuindo para melhoria na estabilidade, diminuição de vibraçoes indesejadas e ruídos.

Os amortecedores também demandam bastante atenção, pois são eles que manterão seu carro firme e estável mesmo em curvas ou terrenos acidentados. Sentiu qualquer alteração na estabilidade do seu carro? Corre para sua oficina e faça a manutenção o quanto antes.

3 - Estacione sempre em locais seguros

Agora que já demos às principais dicas relacionadas à sua segurança e à do veículo em movimento, não podemos deixar de falar da importância de onde se estaciona.

O roubo ou furto de veículos vem crescendo ano após ano segundo os dados de segurança pública divulgados. O local onde se deixa um carro estacionado é um dos fatores determinantes para a ocorrência de assaltos, roubos e furtos. As principais dicas sobre como e onde estacionar devem ser seguidas com atenção.

Nunca deixe o seu carro passar a noite estacionado na rua. Guardá-lo na garagem é a melhor forma de protegê-lo à noite, pois além de guardá-lo de bandidos, também se previne contra acidentes que possam acontecer na rua ou calçada (vândalos ou pessoas embriagadas, por exemplo).

Quando estiver na rua, evite estacionar em locais escuros ou muito isolados. Se possível guarde-o em um estacionamento privado e monitorado, ou deixe-o em local de grande circulação de pessoas.

É importante também se preocupar em como e onde estacionar quando se tratar de estacionamentos públicos, afinal não dar atenção à esse fator e estacionar torto ou muito próximo de outros veículos, pode te render danos à pintura e amassados indesejáveis na lataria.

4 - Instale um rastreador

Essa dica é curta e simples: instale um rastreador no seu carro. Não tem mistério. Rastreadores custam muito pouco perto do benefício que trazem. Um carro roubado tem chances muito maiores de ser recuperado se estiver equipado de um aparelho como este.

5 - Conte com um serviço de suporte

Quando se trata de carro, nunca é bom estar sozinho na hora do aperto. Existe uma grande variedade de serviços que oferecem os mais variados tipos de suportes para o proprietário do veículo e para o veículo em si, desde reparação em caso de acidentes ou roubos, até auxílio em caso de necessidades como a de um carro reserva ou serviço de borracharia, guincho e chaveiro 24h para emergências.

Uma alternativa mais barata para quem não dispõe de tanto dinheiro são as associações de proteção veicular, que possuem um preço muito mais em conta e oferecem serviços e benefícios muito semelhantes ao dos seguros. O mercado desse tipo de associação tem crescido muito e conquistado um público cativo atraído pelos valores mais baixos.

Na hora de manter o seu patrimônio e sua família protegidas e amparadas, cada detalhe é importante. O que achou das nossas dicas? Deixe-nos um comentário que vamos adorar saber sua opinião.

Cadastre para receber novidades

loading...