Quando deve ser feita a revisão do seu veículo?

Quando deve ser feita a revisão do seu veículo?

Quando se tem um carro, muitas facilidades se tornam realidade, como não depender de caronas e poder fazer passeios mais longos com os amigos. A independência de planejar uma viagem ou de permitir o deslocamento até o trabalho com mais rapidez transforma a experiência de ter um veículo em algo bastante vantajoso. E para que tudo isso seja possível, fazer a revisão do carro é uma ação fundamental.

Neste artigo, compreenda melhor sobre como ocorre e quando a revisão do veículo deve ser feita. Acompanhe a seguir.

Como saber se seu veículo precisa de revisão?

O carro é como o corpo humano. É necessário prestar atenção em seus sinais que demonstram se está tudo bem ou se algo está errado com o seu funcionamento. Portanto, o condutor deve sempre prestar atenção no que acontece diariamente com seu veículo. Por exemplo, as luzes de freio estão funcionando? O óleo do motor está em um nível adequado? Os pneus não estão muito murchos? Pequenas revisões podem ser feitas de uma maneira muito simples e que podem estender a vida útil de diferentes itens.

No que consiste uma revisão completa de veículo?

Para o perfeito funcionamento de um veículo e para a segurança de seus passageiros, a manutenção das suas peças, executada por um profissional, é fundamental. Nesse contexto, é possível pensar na revisão de duas formas:

  • Manutenção corretiva: é aquela que realizada quando algum item está falhando ou já apresentou uma falha completa. Entram aqui sensores de estacionamento, trava elétrica, pneu careca, ar condicionado muito sujo, entre outros.
  • Revisão preventiva: é aquela em que o mecânico trabalha para verificar o funcionamento de todas as peças pensando em reparar ou trocar itens que estejam bons, mas não ótimos. Por exemplo, a troca do óleo, o fluido do freio, as velas de ignição. Aqui a ideia é prever eventuais falhas e corrigi-las antes mesmo que possam acontecer.

Afinal, quando preciso fazer a revisão do meu veículo?

Cada montadora de veículos determina, em seu manual de usuário, quando seriam os melhores momentos de revisão. Mas a regra geral é que o carro passe por um check up de 6 em 6 meses ou de 10 em 10 mil quilômetros.

No entanto, essas periodicidades podem variar conforme o uso do seu veículo, já que agentes externos podem afetar a qualidade e durabilidade de alguma peça. Se o automóvel ficou parado por muito tempo na garagem, por exemplo, é necessário verificar se o óleo ainda está em condições e se a bateria ainda pega. Mesma situação caso o carro tenha circulado por uma estrada de chão batido - aqui, é recomendado revisar o balanceamento dos pneus.

Pensando de forma preventiva, a revisão do veículo pode ser executada antes de uma longa viagem para evitar qualquer surpresa no caminho, assim como depois de passar por alguma situação que colocou o funcionamento do veículo à toda prova. Por fim, é importante lembrar de que os custos investidos em uma revisão deverão ser menores do que as perdas que um acidente por falta de manutenção podem causar em sua família. Quem ama, cuida!

E então, ficou mais claro para você quando fazer a revisão de seu veículo? Como você gerencia essa questão? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Cadastre para receber novidades

loading...