Proteção veicular: uma alternativa para proteger seu veículo

Proteção veicular: uma alternativa para proteger seu veículo

A frota de veículos tem crescido nas cidades brasileiras - atualmente, registra-se em circulação no país cerca de 43 milhões de automóveis. Com esse aumento, a procura pela proteção contra furtos, roubos, acidentes e outros imprevistos que podem acontecer, também cresceu. Diante dos altos preços e da burocracia dos seguros tradicionais, uma alternativa que vem sendo consolidada é a da proteção veicular.

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre esse serviço, acompanhe o artigo a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é proteção veicular?

A proteção veicular funciona basicamente de forma cooperativa. Trata-se de um fundo administrado por uma associação, legalmente registrada, baseada da Constituição Federal e no Código Civil.

Nesse conceito, os associados dividem entre si os custos mensais dos sinistros (como roubo, furto, colisão, desastres naturais, etc.) ocorridos dentro de um determinado período, sendo que o valor a ser pago refere-se ao rateio dos prejuízos.

Já na companhia seguradora, o cálculo é realizado de acordo com o perfil de cada cliente, o que envolve o modelo do veículo, a idade do condutor e outras questões especificas que determinam o valor cobrado de acordo com o perfil de risco, o que acaba desencadeando uma série de procedimentos burocráticos e custos mais elevados.

Vale ressaltar aqui que as associações de proteção veicular não podem comercializar seguros tradicionais, pois não são reguladas pela SUSEP, entretanto, seu serviço é mais prático e acessível, gerando facilidades e mais segurança para seus associados.

Quais são as vantagens da proteção veicular?

Entre as principais vantagens de optar pela proteção veicular, pode-se destacar:

1. Preço

Um dos principais atrativos nesse modelo de serviço é a economia no investimento. Se comparado ao seguro tradicional, a proteção veicular é muito mais em conta e o serviço é de alto padrão, o que gera um excelente custo-benefício em sua contratação.

2. Menos burocracia

As etapas envolvidas no serviço de proteção veicular são mais simples e o processo costuma ser muito mais ágil. Um dos motivos para isso é que, ao contrário do seguro, dados adicionais como idade do condutor, endereço, tempo de habilitação, garagem em casa e trabalho não influenciam nos valores da contratação.

3. Atendimento personalizado

Diferentemente do que acontece em muitas seguradoras, nas empresas em que se contrata a proteção veicular, você não é apenas mais um. Em caso de problemas, o associado resolve diretamente com o representante responsável pelo seu contrato. Dessa forma, não é necessário desgastar-se em inúmeras ligações, tentativas de atendimento, etc.

4. Assistência 24 horas

Independentemente do horário, caso o associado precise de ajuda como mecânico, reboque, veículo substituto, chaveiro, troca de pneus, entre outros, a empresa estará à disposição.

5. Cobertura

Com a proteção veicular, o dono do veículo pode incluir, sem limitações no contrato, pessoas que possivelmente possam conduzir o veículo e contar com o respaldo do serviço, assim como o próprio contratante.

Que cuidados são necessários para a contratação?

Antes de contratar a proteção veicular, é preciso analisar alguns fatores como a reputação da associação, os parceiros que ela trabalha, a qualidade e a capilaridade das oficinas e concessionárias que atuam conjuntamente e, claro, os benefícios que ela oferece.

E então, o que você achou da proteção veicular? Achou vantajosos os seus benefícios? Deixe sua mensagem nos comentários!

 

Cadastre para receber novidades

loading...