6 cuidados para otimizar a vida útil do seu veículo

6 cuidados para otimizar a vida útil do seu veículo

Cuidar adequadamente do carro é fundamental para garantir a segurança em sua condução e para otimizar a vida útil do seu veículo. São diversas peças, sistemas e mecanismos que, se não receberem os devidos cuidados, podem comprometer o funcionamento do veículo no presente e sua boa operação no futuro, gerando a desvalorização de seu investimento.

Normalmente, ações simples já auxiliam bastante para elevar a segurança, a confiabilidade e a vida útil do seu veículo.

Para ajudá-lo nisso, confira nossas dicas a seguir.

1. Faça manutenções preventivas para otimizar a vida útil do seu veículo

Os veículos saem de fábrica com um plano de manutenções preventivas desenvolvido sua montadora. Esse plano é feito exclusivamente sobre o projeto e as especificidades de cada modelo de automóvel, a fim de garantir o seu correto funcionamento e para otimizar a vida útil do seu veículo. Sendo assim, é fundamental que essas manutenções sejam executadas dentro da periodicidade recomendada.

No caso de veículos seminovos, para os quais não se encontram tais prescrições, o indicado é fazer a manutenção preventiva em uma mecânica de confiança, no mínimo, de seis em seis meses.

2. Lembre-se de que o motor merece atenção especial

Diz-se que o motor é o "coração" do veículo. Sendo assim, para que o carro funcione adequadamente, é preciso dar uma atenção especial a esse componente. Portanto, no caso de barulhos diferentes, não deixe de checar a origem do problema.

Ainda, é necessário checar regularmente o nível do óleo - nesse comparativo, sendo o motor o "coração", o óleo é o "sangue" do automóvel. Ele é que garante a lubrificação correta para o funcionamento do motor, auxiliando em sua limpeza, além de proteger seus componentes internos. Dessa forma, faça a troca do óleo sempre que o limite de quilometragem for atingido - comumente, 5 mil ou 10 mil km.

Outro cuidado importante para otimizar a vida útil do seu veículo é a verificação do arrefecimento, visto que a água auxilia na refrigeração do motor quando ele alcança altas temperaturas. Nessa hora, certifique-se também de que não haja vazamentos.

3. Cuide dos pneus para que eles durem mais

É natural ocorrer o desgaste dos pneus conforme se roda com o veículo. No entanto, pode-se adotar algumas boas práticas para que esse desgaste seja menor.

A calibragem semanal ou quinzenal é importante para que se compense a perda de pressão - nessa hora, deve-se consultar o manual do veículo para conhecer a pressão adequada para cada situação.

Além disso, o alinhamento e o balanceamento também devem ser avaliados e ajustados periodicamente para se evitar o desgaste precoce dos pneus.

4. Sempre utilize combustível de qualidade

Combustível adulterado ou de baixa qualidade reduz a vida útil dos veículos, danificando peças e prejudicando o funcionamento do motor. Portanto, não caia nessa armadilha - o barato aqui sai, realmente, mais caro.

Se possível, prefira combustível aditivado. Isso porque ele é composto por aditivos que auxiliam na limpeza interna do motor e dos bicos injetores.

5. Não descanse o pé na embreagem

Algumas pessoas têm o costume de dirigir com o pé esquerdo sobre a embreagem. Tal prática pode desgastar a embreagem e diminuir a vida útil das peças em até metade do tempo que elas poderiam durar.

Assim, quando não estiver utilizando a embreagem, descanse seu pé em local próximo, apoiado no chão.

6. Adote boas práticas de direção

Para otimizar a vida útil do seu veículo, é importante adotar boas práticas ao volante. Por exemplo, acelerar e frear devagar e progressivamente e passar a marcha no momento correto são práticas que ajudam na condução segura e a garantir a boa conservação dos componentes do veículo.

E então, o que achou dessas dicas para otimizar a vida útil do seu veículo? Tem alguma outra prática que você adota para isso? Deixe sua mensagem nos comentários.

Cadastre para receber novidades

loading...