Manutenção do carro: 6 dicas que garantem sua segurança

Manutenção do carro: 6 dicas que garantem sua segurança

Realizar a manutenção do carro não é somente um ato para prevenção de problemas técnicos. Saber como cuidar bem de seu veículo é algo imprescindível para sua própria segurança. A correta manutenção reside em proporcionar eficiência para cada detalhe, cada peça. Se existe um aspecto do carro que não está recebendo a atenção adequada na manutenção, isso pode trazer problemas.

Neste artigo, conheça algumas dicas para que a manutenção do carro mantenha sua vida útil e potencialize sua eficiência. Acompanhe a seguir.

1. Fique atento ao sistema de freios

Problemas com o freio de seu carro podem ser fatais para a sua segurança e a de seus passageiros. Por isso, é recomendado realizar a manutenção do carro no sistema de freios pelo menos uma vez ao ano. Confira pastilhas, fluidos e se informe sobre as regulagens necessárias.

No caso de veículos com sistema de freios ABS, esse aspecto de manutenção do carro se intensifica. Qualquer comportamento mecânico fora do normal deve ser prontamente identificado e verificado por especialistas.

2. Identifique e previna problemas antes da manutenção do carro

Ao se acostumar com seu veículo, é importante saber reconhecer o princípio de problemas. Ruídos, barulhos ou consumo desregulado de combustível podem ser indícios de um problema generalizado maior.

Ao guiar seu carro, procure identificar possíveis problemas no motor e previna-se. Além de garantir sua segurança, a manutenção preventiva pode resultar em uma grande economia em seu futuro próximo.

3. Escolha produtos de qualidade comprovada

Peças e produtos para seu motor, como óleos e aditivos, precisam ser selecionados e utilizados com cautela. Óleos minerais, por exemplo, não podem ser misturados durante a troca com óleos sintéticos. Fique de olho, também, nas normas de uso e no tempo recomendado para nova troca. Assim, a manutenção de seu carro pode se tornar um processo mais eficiente e seguro.

Ainda, combustíveis também devem ter procedência reconhecida. Produtos adulterados podem acabar com a vida útil de seu motor e atrasar o tempo de ignição do carro.

4. Controle a temperatura de seu motor

Superaquecimento e ferrugem do motor são problemas que podem ocorrer com seu veículo. Especialmente quando utilizado em longas viagens. Por isso, checar o sistema de arrefecimento durante a manutenção do carro é fundamental.

Mangueiras, tubos e componentes elétricos devem estar sempre impecáveis e limpos. O período recomendado para esse processo é a cada 20.000 km rodados.

5. Conheça a parte elétrica para boa manutenção do carro

Como vimos, cada componente do motor de seu carro negligenciado pode tornar-se um risco no futuro. A parte elétrica é essencial para que o veículo possa ser conduzido com velocidade. Por isso, vale o cuidado com cada ponto durante a manutenção do carro.

Trocar faróis com defeito, checar bateria e sistemas de ventilação, garantir o funcionamento dos vidros automáticos - tudo isso merece atenção. Lembre-se de fazer uma checklist. Dessa forma, você certifica a segurança de seu carro como um todo e não deixa nada importante de lado.

6. Seja coerente com a direção e a manutenção preventiva

A boa manutenção nada mais é do que o resultado de uma direção exemplar. Não abusar das capacidades do veículo e utilizá-lo com responsabilidade é, no fim, a melhor forma de garantir segurança. Afinal, a manutenção do carro depende da forma que você o utiliza.

Freadas bruscas ou trocas de marcha indevidas acabam, pouco a pouco, causando desgaste às peças de seu motor, aos pneus e ao sistema elétrico. Busque práticas saudáveis na direção e potencialize a vida útil de seu carro ao máximo.

Gostou das nossas dicas de manutenção do carro? Tem mais algum item que você acha importante? Deixe sua mensagem nos comentários.

Cadastre para receber novidades

loading...