Vai viajar de carro? Dicas para pegar a estrada com segurança

Vai viajar de carro? Dicas para pegar a estrada com segurança

Com o fim do ano cada vez mais próximo e a temporada de verão aberta em todo o litoral brasileiro, esse é o momento favorito e também o mais propício para a maioria dos brasileiros tirarem as tão aguardadas férias. Muitas famílias e grupos de amigos de todos os cantos do país costumam optar pela rota terrestre e se aventurar nas estradas dirigindo o próprio carro.

A opção por pegar a estrada pode ser muito vantajosa em alguns casos, principalmente para quem não se programou para comprar passagens mais baratas com antecedência. Para quem tem famílias numerosas também é um gasto e tanto pagar passagens para que todos possam viajar juntos.

É necessário lembrar, porém, que certos cuidados com a segurança são fundamentais para não transformar a aventura e a diversão em dor de cabeça e prejuízos ao patrimônio e principalmente à integridade física de todos. Pegar a estrada requer uma série de cuidados dos mais óbvios aos mais sutis, que exigem atenção minuciosa, mas que se tornarão muito compensadores quando tudo der certo no final.

Acompanhe alguma das nossas dicas para botar o pé na estrada com segurança e não permitir que nada nem ninguém comprometa a sua diversão.

1. O carro deve estar 100% em condições

O carro será o seu melhor amigo na estrada, seu abrigo, sua garantia, seu transporte, a sua pequena casa sobre rodas. Portanto, não aceite menos que 100% quando for revisá-lo. Faça um checklist e confira ao lado do seu mecânico na revisão: freios, suspensões, pneus, alinhamento, balanceamento, cintos de segurança, extintores, fluídos e óleos, estepe em boas condições, ar-condicionado e interior do veículo higienizados, etc.

Acredite, um pequeno detalhe que a princípio você considere bobo, pode colocar tudo a perder e prejudicar ou até mesmo te obrigar a interromper as suas férias.

2. Seja prudente na direção

Esta dica também é inegociável. Acidentes são, por definição, situações totalmente imprevisíveis e não à toa quando pegamos a estrada é muito comum nos depararmos com cenas tristes envolvendo carros e famílias que só queriam se divertir. Portanto, dirija de forma defensiva, evite situações de risco, respeite a sinalização e priorize a segurança dos passageiros e dos outros veículos na estrada em detrimento da pressa e da velocidade.

Esteja preparado antes de iniciar sua viagem, descanse bem e respeite os seus limites físicos e psicológicos para conduzir o veículo com segurança. Se possível, conte com alguém de confiança para revezar na direção: se a cada 2h ou 3h cada um dirigir um pouco, a viagem rende muito mais, com mais segurança e ninguém se cansa sobremaneira.

3. Se previna contra imprevistos

Se algo é imprevisível, como evitar? Ora, é muito simples, trabalhe com possibilidades e avaliação dos principais riscos. Se você vai seguir as duas dicas anteriores, certamente você já reduziu significativamente as possibilidades de contratempos, porém é preciso de uma garantia a mais, afinal, se você está na chuva, mesmo com capa e guarda-chuva, ainda há chances de se molhar.

Para minimizar ainda mais os riscos é necessário contratar algum serviço que te dê cobertura contra acidentes, panes no veículo, pneus furados em lugares distantes, enfim, uma espécie de “anjo da guarda” a quem você possa recorrer em caso de necessidade.

A Proteção Veicular é uma opção muito em conta financeiramente e que oferece uma gama de garantias contra todo tipo de imprevisto. Viagens costumam custar caro, certo? Então nada melhor do que contar com opções mais baratas e menos burocráticas para proteger sua família, seu patrimônio e sua diversão.

As Associações de Proteção Veicular mais renomadas oferecem serviços de assistência 24h para imprevistos como pneu furado, pane seca, pane elétrico ou necessidade de auto-socorro (guincho). Além disso, há planos que oferecem hospedagem em todo território nacional para imprevistos fora da sua cidade e disponibilidade de carro reserva caso o seu precise ficar muito tempo no conserto.

Além disso, as coberturas de proteção veicular também oferecem garantia contra perda total ou avaria parcial do seu veículo, garantindo que nem você, nem sua família, nem o seu bolso ficarão a ver navios. Portanto, faça sua checklist, planeje todos os detalhes da diversão e garanta um trajeto mais seguro na sua viagem de carro.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe conosco quais precauções você costuma tomar ao botar o pé na estrada com as pessoas mais queridas. Boa viagem! 

Cadastre para receber novidades

loading...