Rastreador de veículos: 5 motivos para instalar no seu carro

Rastreador de veículos: 5 motivos para instalar no seu carro

Muitos de nós, tão acostumados a acompanhar certas tecnologias somente em filmes de ação ou ficção científica, acabamos não percebendo quando certos dispositivos saem do campo da ficção e se tornam acessíveis e até comuns na rotina de um pessoa. Radares, localizadores, rastreadores e toda sorte de instrumentos de monitoramento de posição estão entre essas tecnologias que saíram dos filmes e agora integram a nossa realidade.

O uso de rastreadores de automóveis há algum tempo vem se tornando uma atitude preventiva muito importante, principalmente por se tratar de um país como o nosso, no qual a cada três minutos um veículo é roubado ou furtado. Muitas empresas já oferecem bons equipamentos e planos de serviços que vão além do simples rastreamento, sendo uma
opção muito atrativa e eficiente para complementar a segurança do veículo.

Saiba mais sobre como funcionam esses dispositivos e quais as principais vantagens em instalar um rastreador no seu veículo.

O que é um rastreador?

O rastreador é um sistema equipado com tecnologia de geolocalização que pode ser instalado em veículos terrestres, aéreos e aquáticos, na forma de pequenos dispositivos emissores de sinais que são captados pelo sistema e fornecem o posicionamento contextualizado de forma integrada a um sistema de localização, normalmente o GPS (Sistema de Posicionamento Global).

O GPS é um sistema mantido pelos Estados Unidos, composto por 24 satélites que orbitam todo o globo terrestre e, por meio de triangulações, conseguem decodificar a posição dos equipamentos instalados nos veículos e transmitir para as empresas responsáveis pelo serviço em um curto espaço de tempo. Por meio deste sistema, é possível identificar além da localização atual do veículo, seu histórico de movimentação com horário, se está parado ou em movimento e a que velocidade transita. É o mesmo sistema utilizados nos apps de navegação tão utilizados atualmente nos smartphones.

Que tipo de benefícios um rastreador proporciona?

Vejamos algumas das principais vantagens que o usuário de um sistema de rastreamento poderá usufruir.

1. Protege contra roubos

Um automóvel está frequentemente exposto ao risco de ser tomado por bandidos, seja mediante a abordagem violenta de um assalto, um arrombamento em um estacionamento na rua ou mesmo em alguma espécie de golpe. Carros roubados normalmente são levados para desmanches, para venda das peças, ou são vendidos mais baratos mediante adulterações na documentação, ou, ainda, são utilizados na realização de outros crimes.

As informações fornecidas pelo rastreador podem ser acompanhadas em tempo real, repassadas para as autoridades competentes, e permitem a interceptação do automóvel roubado antes que ele cumpra alguns dos destinos que citamos acima e nunca mais seja visto, deixando o antigo dono somente com o prejuízo.

2. Protege a sua segurança pessoal

O número de casos de sequestros com a finalidade de estelionato e chantagem cresce cada vez mais e não atinge somente as pessoas de classes mais abastadas, muitas vezes são crimes rápidos visando qualquer tipo de lucro.

Na ocorrência de um evento como este, a central pode ser acionada por uma terceira pessoa, repassando o caso e as informações de localização às autoridades. Existem ainda, em muitas empresas, a opção de se instalar um equipamento com botão do pânico, instalado secretamente e informando imediatamente a central quando acionado.

3. Controle de frotas e cargas

Uma utilização bastante vantajosa dos rastreadores é para o controle de frotas e cargas comerciais. Com o plano adequado, você pode ter ao alcance da sua mão, 24h por dia, o controle dos veículos da sua empresa em tempo real, evitando mau uso, desperdício de combustível, fraudes, roubo de carga, garantindo ainda a segurança da frota e dos colaboradores.

O sistema ainda pode ser utilizado o monitoramento de cargas e de veículos disponibilizados para aluguel, garantindo assim que contratos sejam fielmente cumpridos e rotas não sejam alteradas sem prévio aviso, gerando desgaste não declarado nos veículos.

4. Custa pouco e barateia outras coberturas

Além de não ser um serviço dispendioso, havendo planos extremamente acessíveis, a instalação de um rastreador em seu veículo pode fazer despencar a contratação de outros serviços como seguro auto ou proteção veicular, afinal a instalação do rastreador funciona como uma garantia de que a empresa fornecedora do serviço de proteção não terá prejuízos facilmente, visto que o carro pode ser facilmente recuperado em caso de ocorrências.

5. Oferece assistências para pequenos contratempos

A maioria das empresas que prestam serviço de rastreamento, tem opção de incluir em seus planos básicos benefícios de Assistência 24h para necessidades como guincho, pneu furado, pane seca e chaveiro.

Procure uma empresa confiável e com experiência no mercado, que ofereça equipamentos de ponta para rastrear o seu veículo. O rastreamento também é uma ótima pedida para quem utiliza motocicletas, afinal esse tipo de veículo é bastante visado pelo crime e a instalação de um rastreador tem excelente custo benefício compatível com qualquer orçamento.

O que achou deste conteúdo? Esperamos ter ajudado a conhecer melhor essa alternativa de proteção do seu patrimônio automóvel. Você já conhecia os rastreadores? Conheceu agora? Nos deixe uma mensagem contando a sua experiência.

Cadastre para receber novidades

loading...