Cuidados para manter seu carro com cara de novo

Cuidados para manter seu carro com cara de novo

O carro é um bem de consumo importante para quem o possui, mas demanda dinheiro e uma série de cuidados. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que sua aparência esteja sempre boa, até mesmo para poder revendê-lo por um bom preço no futuro. Quem já entrou ou teve carro 0 km sabe como é satisfatório ver os tapetes e bancos limpos, a pintura impecável e aquele cheirinho de novo. É possível conservar isso mesmo depois de um tempo. O investimento não é alto, se você manter uma rotina de cuidados e ficar atento ao que se desgasta mais facilmente.

Mas como manter o veículo com cara de novo? Não é impossível e nem tão difícil assim. Confira a seguir as dicas que preparamos para você!

Lavagem

É preciso que seja feita ao menos uma vez por semana, pois o exterior do carro é o primeiro a sofrer com os efeitos do tempo. Sujeira em excesso danifica a pintura, ou seja, da mesma forma que você precisa tomar banho todos os dias, seu carro também necessita de cuidados com a “pele”.

Leia também: Acessórios para carros: saiba como eles ajudam na hora da revenda

Apenas com água e sabão neutro, você pode evitar danos causados por resíduos de asfalto, areia, dejetos de animais, barro, entre outros. Tenha sempre um pano macio e um borrifador de água guardados para remover dejetos, por exemplo, com mais facilidade, evitando que fiquem grudados, dando aquele aspecto de mal cuidado ao seu carro.

Manutenção preventiva

Para manter a preservação do seu veículo, as manutenções devem ser feitas de maneira preventiva, não apenas corretiva. Revisar o carro dentro dos prazos determinados no manual contribui para que ele não fique com desgastes prematuros nas peças.

Coisas simples como troca de óleo na quilometragem adequada, troca de filtros de ar e manutenção de pressão adequada dos pneus garantem o bom funcionamento de diversos sistemas e equipamentos.

Cuidado ao estacionar

É uma tarefa corriqueira, mas interfere muito no visual do carro. Dê preferência a locais cobertos, é sempre a melhor forma de preservar a pintura. Mas como nem sempre é possível encontrar uma sombra, estacionar embaixo de árvores, ao contrário do que parece, não é a melhor opção, já que podem cair folhas ou até mesmo galhos pesados.

Pode não parecer, mas como os raios de sol não são distribuídos igualmente, a aparência da lataria pode sofrer sérias consequências a longo prazo, o que pode desvalorizar o seu carro na hora da revenda.

Alinhamento e balanceamento

Um item de muita importância para deixar seu carro sempre novo é a atenção quanto ao alinhamento e ao balanceamento, pois conferem segurança e estabilidade ao veículo, e que devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou a cada troca de pneus.

Aspiração

Não adianta ter um carro bonito por fora e sujo por dentro, com aquele mau cheiro que todo mundo conhece bem. Além do cesto de lixo, que deve ser algo obrigatório, outros cuidados também são muito importantes. Mesmo que você não coma dentro do veículo ou bata os pés antes de entrar para remover a poeira, o acúmulo de sujeito é inevitável. Por isso, use o aspirador ao menos uma vez por mês.

Higienização dos bancos

Bancos de tecido devem ser aspirados e limpos regularmente. A higienização não irá apenas prolongar a boa aparência dos assentos, como também vai deixar um visual excelente no carro. Os bancos de material plástico podem ser limpos com um pano úmido e os de couro, além do pano, é necessário hidratá-los ao menos uma vez no ano.

Dirija com mais cuidado

Evitar buracos, reduzir a velocidade em lombadas e coisas do tipo ajudam você a ter um sistema de suspensão sadio por muito mais tempo. Além disso, é bom levar em conta que esse tipo de manutenção tem um valor bem salgado. O monobloco também sofrerá menos torção e o veículo ficará mais alinhado e seguro.

A aparência é muito importante, mas não deve ser o único objeto da sua atenção. Realize as revisões e manutenções de acordo com o manual do fabricante, evite andar com o tanque na reserva e sempre abasteça em postos confiáveis. Seguindo essas dicas o seu carro estará sempre bem cuidado, com visual de novo e o mais importante: funcionando direito!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Cadastre para receber novidades

loading...