O que é um veículo SUV?

O que é um veículo SUV?

O termo SUV (Sports Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo) é usado genericamente para qualquer carro alto e com traseira estilo hatchback, ou seja, um compartimento de passageiros com porta-malas integrado. Muitas vezes, o termo “crossover” é erroneamente utilizado para denominar um SUV, mas é apenas um termo de marketing para descrever um utilitário baseado em chassi de carro ao invés de chassi de picape. Para você entender melhor, iremos explicar direitinho o que é um SUV. Vamos lá?

O que caracteriza um SUV?

Geralmente são equipados com tração nas quatro rodas (4x4) para estimular a capacidade offroad. São veículos de médio porte, com chassis semelhantes aos de caminhões leves. Inicialmente, quase todos eram modelos de duas portas, porém a demanda dos consumidores deu as outras duas a eles.

A maioria dos SUV é projetada com compartimento de motor, como dito acima, combinando passageiro e compartimento de carga. Os tipos médio e grande possuem três fileiras de assentos com área de carga ligada atrás da última fileira de assentos. O corpo de um SUV é aerodinâmico, e mesmo com todo o tamanho e peso, passaram a ser mais econômicos. São famosos pela sua altura, o que pode torná-los propensos a rolar por conta do seu alto centro de gravidade.

Já os crossover tem como base os automóveis urbanos com aparência robusta e um pouco mais altos. São construídos em monoblocos, sem chassi rígido, não possuem tração nas quatro rodas, tampouco capacidade de carga e reboque. Foram feitos para as pessoas experimentarem algumas das vantagens de um SUV por um preço menor, por isso são chamados de SUV’s compactos.

O que é a tração nas quatro rodas?

Um carro com tração nas quatro rodas é capaz de distribuir a força do motor entre elas. Com menor aderência ao solo, ele pode trafegar em terrenos mais irregulares. A tração pode ser integral ou temporária.

Na primeira, o veículo recebe ininterruptamente força do motor para as rodas. Ele poderá adaptar essa força de acordo com as condições da estrada, como curvas e terrenos íngremes. Já na temporária, o uso é 4x2, ou seja, no eixo dianteiro ou traseiro. A tração 4x4 pode acontecer, mas apenas em um período de tempo.

Tipos de SUV

Os SUV’s são classificados em compactos, subcompactos, médio porte e tamanho completo, com duas ou até três fileiras de assentos. Quanto maiores, maior também a potência do motor, capacidade de reboque, espaço para passageiros e, consequentemente, o preço. Existem modelos de luxo em cada um dos grupos, que utilizam melhores tecnologias, materiais e design.

Valores de um SUV

Mesmo os mais compactos custam, no mínimo, três vezes o valor de um carro popular. Os mais luxuosos chegam a custar cinco, ou até mesmo dez vezes mais.

Economia e desempenho

Os modelos compactos oferecem motores de quatro e seis cilindros. Os de médio porte geralmente vem de fábrica com os de seis, mas podem ser encontrados com quatro ou oito cilindros. SUV’s completos possuem motores V6 ou V8.

Os mais econômicos, de quatro cilindros têm consumo razoável, o equivalente a um sedã de luxo — algo entre 10 km/l e 13 km/l). A maioria dos de médio porte consomem um pouco mais de combustível: de 9 km/l a 12 km/l. Os completos, com motor gasolina, têm gasto de 8 km/l a 12 km/l. Mas muito depende do motor, do motorista e do design.

Segurança

Praticamente todos os veículos SUV possuem freios ABS, airbags laterais dianteiros e de cortina laterais, controle de estabilidade etc. As câmeras no retrovisor estão se tornando um adereço padrão, além de sensor de proximidade que protege o motorista de colisões ao estacionar, por exemplo.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Cadastre para receber novidades